Pior que um Maduro é um duro na queda: Henry Allup novo Presidente do Parlamento da Venezuela toma posse hoje ~ Portal do Helvécio Martins

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Pior que um Maduro é um duro na queda: Henry Allup novo Presidente do Parlamento da Venezuela toma posse hoje

Regime caindo. Hugo Chavez, deve esta se remexendo no túmulo com a vitória da oposição. 
O novo presidente do Parlamento venezuelano, Henry Ramos Allup, de 72 anos, secretário-geral do partido Ação Democrática (AD), toma posse hoje (5).

Advogado nascido na cidade venezuelana de Valencia, descendente de libaneses, Ramos Allup representa a velha guarda política que o presidente Hugo Chávez (1999-2013) descreveu em seus primeiros discursos eleitorais como um mal a combater.

Eleito deputado nas legislativas de 2000, Ramos Allup foi escolhido representante no Parlamento Latino-americano em 2010, sendo vice-presidente da Internacional Socialista desde 2012.Tendo manifestado cedo a sua afinidade com a política, juntou-se às fileiras da AD, partido que venceu seis vezes as eleições presidenciais e que, tendo perdido força após a primeira eleição de Chávez, a restaurou por meio da Mesa da Unidade Democrática (MUD), uma aliança de forças da oposição formada em 2008 e que hoje reúne cerca de 30 organizações políticas.

Em abril de 2014, tornou-se fundamental no processo de diálogo entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição venezuelana, para aliviar o clima de tensão criado no âmbito de uma onda de protestos antigovernamentais que deixou 43 mortos e centenas de feridos.

Tendo acusado Hugo Chávez de estar "separado" da Constituição, onde não figuram a palavra "revolução" ou a expressão "união cívico-militar", que o presidente defendia, Allup também criticou a discriminação política do governo contra aqueles que não eram a favor do chavismo.

Em 6 de dezembro de 2015, Ramos Allup foi eleito deputado para o período 2016-2021, com 139.435 votos (69,83%), assumindo agora o lugar de presidente da Assembleia Nacional Venezuelana.

Helvecio Martins

0 comentários:

Postar um comentário