SOBRAL: CONSEGUIR VENCER A DOENÇA", diz um dos pacientes que recebeu alta médica ~ Portal do Helvécio Martins

quinta-feira, 4 de junho de 2020

SOBRAL: CONSEGUIR VENCER A DOENÇA", diz um dos pacientes que recebeu alta médica



Quatro pacientes recuperados da Covid-19 receberam alta médica na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, na Região Norte do Estado. O Hospital, que tem 10 leitos de UTI e 14 clínicos, tinha até às 18 horas de ontem (3), taxa de ocupação de UTI em 80% e da Unidade de Internação para casos suspeitos ou confirmados da doença em 70%. Um desses leitos de UTI era ocupado por José Alverne Nepomuceno, de 55 anos, natural de Forquilha. No início desta semana ele se despediu, sob aplausos, da equipe médica. Outro a se recuperar foi Francisco Ataliba, 53, também morador de Forquila  
“Consegui vencer a doença, graças a Deus. Desejo que ninguém queira passar por isso. É muito ruim passar por essa situação e ficar distante de quem amamos. Torço para que todos fiquem recuperados assim como eu”.
Ana Michaele Pereira, de 15 anos, que reside em Santana do Acaraú, e Antônia Alves de Sousa, 69. residente em São Benedito, na Ibiapaba, também foram curadas da doença. Antônia havia dado entrada na UTI Covid em 24 de maio e chegou a ficar mais de uma semana intubada, respirando com a ajuda de aparelhos. 
Cobertura
A Santa Casa presta assistência à população de 55 municípios da Região Norte, que tem cinco cidades (Sobral, Itapipoca, Camocim, Itarema e Acaraú) que começaram a adotar medidas mais rígidas de distanciamento social na última segunda-feira (1º). Segundo a Plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado, atualizada às 14h49 desta quarta-feira (3), Sobral, maior Município da Região, já soma 2.503 casos confirmados da doença e 94 óbitos.
Exames
Diante do número reduzido de testes para Covid-19 no interior do Estado, a Santa Casa conta com o reforço de dois aparelhos de Tomografia Computadorizada para realizar radiografia de tórax e tomografia computadorizada. Os exames são capazes de diagnosticar casos suspeitos da doença. O procedimento é realizado no Centro de Imagem, que funciona durante 24 horas. 
 
O médico radiologista Kenard Brito, que compõe a equipe da Chromos Imagem, que coordena as ações do setor em parceria com Santa Casa, explica que os exames são indicados para casos de piora clínica, que geralmente acontece após 5 a até 7 dias após o início da doença. São atendidos casos particulares, convênios ou pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Também pode ser utilizada como exame de triagem pela equipe médica para casos de estado clínico moderado ou grave em que não se dispõe dos outros testes”, ressalta.
O procedimento também pode ser feito em casos suspeitos com quadro leve, mas com risco de progressão (idosos ou pacientes com comorbidades), além de pacientes com "alta probabilidade de doença no pré-teste”.  

0 comentários:

Postar um comentário